Tempo - Tutiempo.net

Itália decide extraditar Pizzolato

A Corte de Cassação de Roma autorizou nesta quinta-feira (12) a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

 

Condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do Mensalão, o brasileiro fugiu para a Itália há um ano e cinco meses com um passaporte falso.

 

Agora, cabe ao ministro da Justiça, Andrea Orlando, decidir se acata ou não a decisão judicial. Assim que o Ministério for notificado oficialmente, o país terá 20 dias para tomar a decisão.

 

Segundo os juízes que analisaram o caso, “existem” no Brasil todas as condições para garantir a segurança de Pizzolato em um presídio.

 

O argumento da falta de respeito aos direitos humanos nas prisões brasileiras foi o utilizado pela defesa para pedir que o ex-diretor continuasse a morar na Itália.

 

A reversão da decisão do Tribunal de Bolonha foi uma vitória do governo brasileiro.

 

Em setembro de 2013, os magistrados haviam negado a extradição por concordarem com a defesa – de que o país não teria como garantir a integridade física do condenado.

 

Agora, a Interpol já foi acionada e está em uma operação para prender Pizzolato que está, oficialmente, na cidade de Formiginia.

Fonte: ANSA:

OUTRAS NOTÍCIAS