As Forças Armadas de Kiev perderam cerca de 14.000 militares em toda a linha de frente durante a última semana, informou o Ministério da Defesa da Rússia na sexta-feira (8).
Em particular, as unidades do agrupamento de tropas russo Yug (Sul) assumiram na última semana o controle do assentamento de Antonovka na República Popular de Donetsk (RPD), tendo repelido 11 ataques, com as perdas ucranianas atingindo mais de 4.420 militares e quatro veículos blindados.
Na zona operacional do agrupamento russo Sever (Norte), as Forças Armadas da Ucrânia perderam mais de 2.020 militares durante a semana, disse o
O agrupamento de tropas Zapad (Oeste) derrotou formações de 13 brigadas ucranianas, repeliu 32 contra-ataques na última semana. As tropas ucranianas perderam mais de 3.160 militares neste setor.
Enquanto isso, unidades do agrupamento Tsentr (Centro) assumiram o controle dos assentamentos de Kurakhovka, Vishnevoe e Kremennaya Balka na RPD durante a última semana, repelindo 61 ataques.
O Exército ucraniano perdeu aqui mais de 3.440 militares e dois tanques, de acordo com o Ministério da Defesa russo.
Por sua vez, o agrupamento Dniepre infligiu danos por fogo às formações ucranianas durante a semana, eliminando até 470 militares, dois blindados, oito armas de artilharia, três estações de guerra eletrônica e seis depósitos de munição de campo.
O ministério relatou que 47 militares ucranianos se renderam às unidades russas na última semana.
Além disso, os militares russos lançaram 38 ataques combinados com armas de precisão e drones de ataque contra empresas do complexo militar-industrial ucraniano, instalações energéticas usadas para abastecer o Exército da Ucrânia e sua infraestrutura.
A defesa aérea russa destruiu 290 drones ucranianas durante a semana.
No total, desde o início da operação militar especial, o Exército russo destruiu:
648 aviões;
283 helicópteros;
35.409 veículos aéreos não tripulados;
585 sistemas de mísseis antiaéreos;
19.141 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.481 lançadores múltiplos de foguetes;
17.488 peças de artilharia de campanha e morteiros;
28.100 veículos militares especiais.
Sputnik