Tempo - Tutiempo.net

Kim Jong-un se reuniu novamente com Xi Jinping

Ju Peng

China e a Coreia do Norte confirmaram nesta terça-feira (8) que o líder norte-coreano Kim Jong-un se reuniu novamente com o presidente Xi Jinping na China. Os dois líderes haviam se reunido em março e a nova visita de Jong-un a China era especulada por meios de comunicação da Coreia do Sul e do Japão.
Jinping e Jong-un seu reuniram na cidade chinesa de Dalian, próxima da fronteira com a Coreia do Norte, nesta segunda-feira (7) e nesta terça (8). Os dois conversaram sobre as relações diplomáticas e as principais questões de comum interesse, de acordo com a agência oficial chinesa Xinhua.
Segundo a agência estatal da Coreia do Norte, Jong-un manifestou estar “muito satisfeito” de que as relações com a China tenham alcançado um ponto alto e afirmou que vai cooperar com a China mais ativamente para mudar a situação na península coreana.

A reunião acontece menos de duas semanas depois da histórica cúpula entre Jong-un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in de 27 de abril, em que os dois lados prometeram desnuclearizar a península coreana. A Guerra da Coreia foi interrompida por um cessar-fogo em 1953, mas tecnicamente ainda não terminou porque as partes nunca assinaram um tratado de paz.

A China é o mais importante apoio econômico e diplomático da Coreia do Norte, apesar de sua rejeição aos testes nucleares e de mísseis frequentes de Pyongyang e de seu apoio a sanções contundentes da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o regime.

De acordo com a Yonhap, agência sul-coreana, Kim teria viajado a Dalian para um encontro com o Jinping para preparar a reunião de cúpula com o presidente americano Donald Trump, prevista para as próximas semanas. Os EUA são aliados da Coreia do Sul e aceitaram se reunir com a Coreia do Norte depois de um ano de crescentes tensões.
Após a confirmação da visita de Jong-un a China, Trump disse que conversará com Jinping nesta manhã. “Falarei com meu amigo, o presidente Xi da China, nesta manhã. Os tópicos principais serão comércio, em que coisas boas vão acontecer, e a Coreia do Norte, com quem relação e confiança são construídos”, disse Trump pelo Twitter.

 

OUTRAS NOTÍCIAS