Tempo - Tutiempo.net

Lava de vulcão nas Ilhas Canárias causa explosão de casas, assista vídeos

Erupção de vulcão nas Ilhas Canárias

A erupção de um vulcão no parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, localizadas a oeste da costa de Marrocos, destruiu casas e desabrigou cerca de 5.000 pessoas da região, sendo 500 delas turistas.

Os responsáveis pela operação afirmam que não será mais necessária a retirada de pessoas do local que, felizmente, não há registros de mortes.

O vulcão entrou em erupção neste domingo, 19. A lava tomou casas e florestas. A rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico.

As chances de a erupção do vulcão causar impacto na costa brasileira é remota. Segundo especialistas, isso aconteceria só se ocorresse um grande colapso do vulcão.

De acordo com a Agência Brasil, um estudo do pesquisador norte-americano George Pararas-Carayannis, presidente da Tsunami Society International, afirmou que esse tipo de colapso é “extremamente raro e nunca ocorreu na história registrada”.

Além disso, ele afirmou que estudos recentes prevendo a geração de tsunamis a partir da erupção do Cumbre Vieja foram baseados em suposições incorretas.

https://twitter.com/i/status/1439741431778795521

 

https://twitter.com/i/status/1439699669899255814

 

OUTRAS NOTÍCIAS