Tempo - Tutiempo.net

Leoa abandonada abraça homens que a resgataram da morte na África

Quando ainda era filhote, Sirga foi deixada de lado por seu bando de leões e resgatada por Valentin Gruener e Mikkel Legarth, que – envolvidos com a preservação da espécie em Botswana – não aceitaram ver ela abandonada e decidiram ajudar.

A leoa hoje mantém uma ligação afetiva com a dupla, que luta para conservar a população de leões na região. As informações são do Daily Mail.

O predador se torna a presa quando uma manada de búfalos se reúne para perseguir um leão na África do Sul.

O felino se viu em desvantagem quando os bovinos escaparam do ataque e se juntaram para afugentá-lo. Quando enfrentam predadores, os búfalos se juntam em um grupo e atacam para proteger os filhotes.

Sirga trata os dois conservacionistas como se fossem da mesma espécie que ela, e com a ajuda deles, que a acompanharam desde quando era pequena, a leoa agora pode caçar e viver com autonomia em seu habitat natural.

Ela é atualmente o símbolo de um projeto que luta pela preservação dos leões em Botswana e foi fundado pelo alemão Gruener e o dinamarquês Legarth.

Botswana é um país na África Austral que tem duas vezes e meio o tamanho da Grã-Bretanha e conta com vastas áreas selvagens, mas onde o aumento da agricultura está provocando conflitos entre homens e leões.

O projeto da dupla também tem o objetivo de chegar a um acordo com os fazendeiros locais para impedir o desaparecimento de mais animais da espécie.

O plano é realocar os leões que estão tendo contato com outros humanos para uma grande área protegida onde eles poderão se mover e alimentar livremente.    

Fonte: Grosby Group , Botswana

OUTRAS NOTÍCIAS