Tempo - Tutiempo.net

Médico que adiou aposentadoria para atuar na pandemia morre de Covid-19

Médico James Mahoney

Um médico que adiou a aposentadoria para ajudar no atendimento de pacientes da covid-19, em Nova York, morreu após contrair a doença provocada pelo novo coronavírus.

O doutor James Mahoney atuou por quase quatro décadas no SUNY Downstate Medical Center, no Brooklyn, atendendo pacientes com HIV, vítimas dos ataques de 11 de setembro, paciente com a gripe suína, entre outros.

Segundo reportagem do jornal “Washington Post”, ele havia feito uma viagem ao Caribe com a família em janeiro para celebrar os 62 anos e havia dado entrada no pedido de aposentadoria. Com a pandemia, ele decidiu trabalhar por mais tempo e adiar a aposentadoria.

“Dois hospitais estão chorando. Sem parar. Meu irmão deu tudo a esse hospital. Ele deu sua vida por esse hospital”, disse Melvin Mahoney.

Mahoneu cuidava de pacientes que estavam na UTI com o novo coronavírus e fazia turnos também em outro hospital, o Kings County Hospital Center, próximo ao outro.

O médico Robert F. Foronjy, chefe de Mahoney, disse que o amigo agiu sem medo durante o tempo em que tratava pacientes com covid-19.

No dia 27 de abril, Mahoney morreu no Hospital Tisch, em Nova York, sete dias depois de ir por conta própria à emergência do Hospital Universitário com sintomas da covid-19.

Sentia dificuldade para respirar, tinha febre e mal conseguia andar. Foi transferido para o outro hospital para ser melhor tratado. Não resistiu.

Os colegas de trabalho o acompanharam no hospital, para que ele não ficasse sozinho, como acontece com os pacientes mais graves da covid-19, que não podem receber visitas de amigos e familiares.

AFP

OUTRAS NOTÍCIAS