Tempo - Tutiempo.net

Mistérios ainda envolvem desaparecimento de avião na Ásia

As operações de busca do Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido no sábado (8) foram ampliadas ao Mar de Andamão, a centenas de quilômetros a noroeste do perímetro inicialmente estabelecido, informou nesta quarta-feira (12) um funcionário malaio.

 

“Sim, acima de Sumatra se encontra o Mar de Andamão”, disse à AFP o chefe da Aviação Civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, respondendo a uma pergunta sobre a ampliação da área de busca.

 

O Mar de Adamão é limitado ao norte pela ilha indonésia de Sumatra, e ao leste e ao norte por Tailândia e Myanmar (antiga Birmânia).

A ampliação da área foi anunciada após a Força Aérea da Malásia informar que o avião do voo MH370 mudou de rota antes de sumir com 239 pessoas a bordo, de acordo com leitura de radares.

 

A aeronave da Malaysia Airlines virou para a direção oeste, desviando do caminho previsto entre as cidades de Kuala Lumpur e Pequim. Por isso, as buscas pelos destroços foram ampliadas.
Hipóteses

 

Segundo o chefe de polícia Khalid Abu Bakar, há quatro hipóteses de envolvimento humano no desaparecimento: sequestro, sabotagem, problemas psicológicos e problemas pessoais de passageiros ou de membros da tripulação.

Especialistas afirmam que a presença de duas pessoas com passaportes roubados no avião revela uma brecha de segurança, mas é relativamente comum em uma região considerada como um ponto de atração para a imigração ilegal.       

Falando em Paris nesta terça-feira, o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, contou que os dois haviam trocado seus passaportes iranianos em Kuala Lumpur por passaportes roubados italiano e austríaco para embarcar no avião.

 

 

Fonte: Com informações do G1/ Foto: Reprodução

OUTRAS NOTÍCIAS