Morre, aos 87 anos, a ex-primeira ministra Margaret Thatcher

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos, vítima de um derrame.

 

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu tranquilamente depois de um ataque cerebral nesta manhã”, afirmou em um comunicado seu porta-voz, Lord Tim Bell.

 

Única primeira-ministra mulher na história da Grã-Bretanha, Thatcher liderou os conservadores em três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o maior período contínuo no governo para um premiê britânico desde o início do século 19.

 

Margaret Thatcher terá um funeral cerimonial, mas não um funeral de Estado.

 

Thatcher havia se submetido a uma cirurgia na bexiga em dezembro do ano passado. Ela sofria de demência e nos últimos anos apareceu poucas vezes em público.

 

Conhecida como Dama de Ferro devido ao estilo autoritário, uma marca de seu governo, suas políticas econômicas foram centradas na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. Seu governo obteve sucesso em reduzir a inflação, mas viu um significativo aumento do desemprego.

 

Após deixar o Parlamento, Margaret Thatcher criou um instituto e uma fundação e continuou discursando pelo mundo, até sua aposentadoria definitiva em 2002.

Fonte: Com informações de agências internacionais

OUTRAS NOTÍCIAS