Tempo - Tutiempo.net

Na China os chengguan espancam e matam vendedor de frutas

Deng Zhengjia, de 56 anos, foi espancado até a morte por agentes de regulação conhecidos como chengguan por vender melancias em uma barraca de rua sem licença, segundo publicação chinesa.

Os agentes do município de Linwu, na Província central de Hunan, chutaram e socaram Deng e utilizaram uma balança para atingir sua cabeça, segundo as notícias divulgadas.

Ele havia transferido sua barraca recentemente, de acordo com instruções recebidas dos chengguan, e pago 100 iuanes (16 dólares) em multas, contou sua esposa.

O governo municipal realizou uma coletiva de imprensa, disse o Beijing News, depois que a notícia provocou indignação na internet.

Seis agentes envolvidos no incidente foram detidos pela polícia, informaram as autoridades locais, de acordo com as notícias.

Segundo as autoridades, as investigações preliminares mostram que os chengguan não lançaram a cabeça de Deng contra a balança e uma necropsia está sendo realizada.

Um site de notícias ligado ao governo do município disse que Deng caiu subitamente no chão e morreu durante uma discussão.

As autoridades negaram as informações de que a polícia teria retirado à força o corpo da cena do crime, afirmando que ele foi levado a pedido de seus parentes.

Os chengguan, encarregados de fazer cumprir os regulamentos não-criminais nas cidades, têm sido acusados nos últimos tempos de abusar dos seus poderes, com vendedores ambulantes sendo um alvo comum da violência.

Eles “ganharam uma reputação de brutalidade e impunidade”, afirmou um porta-voz do grupo Human Rights Watch no ano passado.  

 

Fonte: AFP

OUTRAS NOTÍCIAS