Tempo - Tutiempo.net

Navio encalhado há 20 meses em ilha italiana é desvirado após megaoperação

A operação para desvirar o navio Costa Concordia, na Ilha de Giglio, na região italiana da Toscana, foi finalizada na madrugada de hoje (17) e a embarcação foi retornada à posição normal. De acordo com o chefe da Agência de Proteção Civil italiana, Franco Gabrielli, o navio está a 0 grau do eixo, depois de 19 horas de atuação de uma equipe de engenheiros.

 

O resgate da embarcação, iniciado ontem, foi orçado em 600 milhões de euros, mas a companhia proprietária do navio, Costa Crociere, estima que o valor pode chegar a 1,1 bilhão de euros, cerca de R$ 3,3 bilhões.

 

O Costa Concordia naufragou em janeiro de 2011, causando a morte de 32 pessoas. O navio se chocou com rochas em frente à ilha, com 4.229 passageiros de 70 nacionalidades a bordo. Centenas de pessoas foram forçadas a saltar ao mar.

 

A Justiça italiana aplicou penas de prisão de 18 a 24 meses a cinco empregados da empresa Costa Crociere, em julho deste ano. O julgamento do comandante Francesco Schettino, acusado de múltiplos homicídios por negligência, de abandono do navio, e de causar danos ambientais, foi adiado. Ele pode receber pena de até 20 anos de prisão .

 

Fonte: Redação / Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS