Tempo - Tutiempo.net

Negacionistas chamam personagem da Vila Sésamo de ‘comunista’

Garibaldo vira comunista para os conservadores americanos

Garibaldo, o pássaro amarelo do programa “Vila Sésamo”, se tornou o centro de uma polêmica antivacina nos Estados Unidos após fazer uma postagem, no sábado (6), incentivando a vacinação contra a Covid-19.

“Eu recebi a vacina contra a Covid-19 hoje! Minha asa está um pouco dolorida, mas ela vai deixar meu corpo extra protegido para me deixar, e deixar os outros, com saúde“, escreveu o personagem.

A postagem é na verdade uma campanha de conscientização para a vacinação após os Estados Unidos aprovarem o imunizante da Pfizer/BioNTech para crianças a partir dos 5 anos.

O personagem Garibaldo, atualmente interpretado pelo ator Matt Vogel, representa uma criança de 6 anos e, portanto, apta a se vacinar contra a covid-19.

O presidente dos EUA, Joe Biden, aproveitou para interagir e propagar a vacinação como melhor forma de se prevenir em meio à pandemia.

“Ser vacinado é a melhor maneira de manter a segurança de toda a sua vizinhança”, publicou o democrata, que seguidamente incentiva a população norte-americana a se vacinar. No país, há uma alta taxa de rejeição aos imunizantes.

O que parecia uma benéfica campanha de conscientização, acabou tomando outro rumo. A publicação de Garibaldo provocou comentários negativos de personalidades conservadoras nas redes sociais.

O governador do Texas, Ted Cruz, criticou o que chamou de “propaganda de governo para crianças“.

O republicano recebeu o apoio de outras personalidades conservadoras dos EUA e de pessoas contrárias à vacinação – que parece estar estagnada no país com 58,4% da sua população protegida.

No Texas, mais de 4,2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença e ao menos 72 mil morreram por complicações da Covid-19, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins.

Senadora pelo estado do Arizona, Wendy Rogers escreveu em sua rede social que Garibaldo era comunista por apoiar a vacinação. “Garibaldo é um comunista“, escreveu a republicana.

O Arizona acumulou mais de 1,1 milhão de infecções e uma contagem de mortos que passou dos 21 mil, segundo a Universidade Johns Hopkins.

A jornalista da Fox News Lisa Boothe respondeu diretamente a Biden dizendo que a proteção da vacina é “uma mentira”. Segundo ela, “vacinados contraem e disseminam o covid”.

A comentarista política conservadora, também respondeu ao personagem de ficção que a campanha é uma “Lavagem cerebral em crianças que não correm risco de COVID”.

Entretanto, segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) mesmo que apresentem grande eficácia, nenhuma vacina é 100% efetiva. Os chamados “casos de escape vacinal” ocorrem em pequena parcela de vacinados. Mesmo assim, as vacinas seguem prevenindo casos graves da infecção.

Campanha de vacinação
O uso de personagens infantis e da cultura pop para o incentivo de vacinas não é algo incomum e não é exclusivo das vacinas contra a Covid-19.

Em 1972, nos EUA, o próprio Garibaldo foi protagonista de uma campanha federal, durante a gestão do presidente republicano Richard Nixon, para incentivar a vacinação de estudantes.

Já em 1970, R2D2 e C-3PO protagonizaram um anúncio que perguntava aos “pais da Terra” se eles já haviam imunizado suas crianças.

Ansa

OUTRAS NOTÍCIAS