Tempo - Tutiempo.net

No momento, Rússia sai ilesa das sanções ocidentais, admite premiê da Polônia

Mateusz Morawiecki premier da Polônia

Até agora, a Rússia está lidando muito bem com as sanções ocidentais, admitiu o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, em entrevista ao veículo Polska Times.

Os países do Ocidente impuseram sanções contra a Rússia após o início da operação especial na Ucrânia.

Neste contexto, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a política de contenção e enfraquecimento da Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente, enquanto as restrições prejudicaram fortemente toda a economia global.

“O maior problema com sanções é que essas são fortes, mas vão funcionar em uma perspectiva de médio e longo prazo”, afirmou o premiê polonês, ressaltando que as sanções antirrussas devem prejudicar seu potencial econômico e “levar a seu isolamento”.

Polônia inicia atividades para desmembrar Ucrânia com aprovação de Kiev, diz inteligência russa

“Infelizmente, os efeitos chegarão em médio prazo – em um, dois ou cinco anos. Ao contrário, em perspectiva de curto prazo, devido à alta nos preços de combustíveis, a Rússia está saindo ilesa disso, uma vez que recebe receitas pelas entregas de gás e petróleo”, reconheceu ele.

Morawiecki chamou isso de um problema sério, “já que, apesar das sanções do Ocidente, a Rússia pode vender seus bens em outros lugares”.

A guerra na Ucrânia já é vitoriosa e ainda pode gerar conflitos maiores e mais graves para o ocidente.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS