Unidades do agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) tomaram o controle do povoado de Leninskoe na República Popular de Donetsk (RPD), relatou neste sábado (16) o Ministério da Defesa da Rússia.
Na área de responsabilidade do agrupamento de tropas Tsentr, o Exército de Kiev perdeu mais de 370 militares, um blindado de combate de infantaria, vários obuseiros e um canhão antitanque Rapira.
Já os militares do agrupamento de tropas Vostok (Leste) libertaram o povoado de Makarovka também na RPD, aponta o comunicado do ministério. O referido agrupamento eliminou na sua área de atuação até 140 combatentes ucranianos, dois tanques e duas peças de artilharia autopropulsada do adversário.
Destaca-se também que, no último dia, a aviação tático-operacional, drones de combate, tropas de mísseis e artilharia do Exército russo atingiram instalações de infraestrutura energética ucranianas utilizadas para apoiar as operações dos Forças Armadas da Ucrânia, infraestrutura de aeródromos militares, oficinas de produção e armazenamento de drones, bem como locais de aglomeração de força viva e equipamentos militares em 165 áreas, avança o comunicado.
A entidade militar informa que o agrupamento de tropas russas Dniepre eliminou no último dia até 110 combatentes ucranianos, um obuseiro M777 dos EUA em combates nas regiões de Kherson e Zaporozhie.
Segundo os dados do Ministério da Defesa, os meios russos da defesa antiaérea derrubaram quatro foguetes Himars de produção dos EUA e 102 drones de asa fixa.
O agrupamento de tropas russas Yug (Sul) melhorou sua posição tática, atingiu formações de cinco brigadas ucranianas e repeliu dois contra-ataques, tendo o adversário perdido até 625 efetivos, dois obuseiros D-30, duas estações de guerra eletrônica e um depósito de munições.
Por fim, o agrupamento de tropas russas Zapad atingiu o contingente e equipamento militares de três brigadas ucranianas na RPD, repelindo dois contra-ataques. O Exército de Kiev perdeu até 440 soldados, um blindado de infantaria, um blindado de transporte M113, um sistema de lançamento múltiplo de foguetes Partizan, uma peça de artilharia autopropulsada Krab de fabricação polonesa, três depósitos de munições e vários outros armamentos.
Sputnik Brasil