Tempo - Tutiempo.net

O Partido de Salvini tem a mais clara vitória em regionais na Itália

500x200

A Liga, formação de extrema direita liderada pelo ministro do Interior e vice-primeiro ministro Matteo Salvini, obteve uma vitória clara no domingo nas eleições regionais realizadas na Itália, consideradas um teste-chave antes das eleições europeias em maio.

A Liga, que governa junto com o Movimento 5 Estrelas (M5E, antissistema), obteve 28% dos votos, o dobro do resultado nas eleições legislativas de março de 2018.

Apesar de ser aliada do governo, a formação de ultra-direita fez campanha contra o M5E nas eleições realizadas em Abruzzo, centro da península.

O M5E, o maior partido da Itália após as últimas eleições, com 32%, conquistou apenas 19%, atrás da oposição de centro-esquerda, com 31%.

O M5E está perdendo força desde que se aliou à formação de ultra-direita para formar um governo de cores populistas, enquanto a Liga liderada por um Salvini agressivo aumentou muito seu consenso.

As duas partes decidiram manter sua independência e a Liga foi apresentada nas eleições regionais de domingo com o Forza Italia, partido de centro-direita de Silvio Berlusconi, seu aliado histórico.

A coalizão inclui outro pequeno partido de extrema-direita, Fratelli d’Italia (Irmãos da Itália), vencedor no domingo pela primeira vez em um governo com 48% dos votos.

A votação foi considerada como um teste para o governo e alguns esperavam que Salvini gerasse uma queda do governo para convocar novas eleições, que foram descartadas nesta segunda-feira.

JB

OUTRAS NOTÍCIAS