Tempo - Tutiempo.net

Obama afirma que buscará solução diplomática para Síria

O presidente americano Barack Obama disse que a votação do Congresso sobre uma possível ação militar na Síria será adiada para que os Estados Unidos busquem uma solução diplomática para o conflito após a proposta da Rússia. Em um pronunciamento pela televisão na noite desta terça-feira (10), Obama esclareceu a posição dos Estados Unidos em relação ao conflito na Síria.

 

Ele disse que o uso de armas químicas nos subúrbios de Damasco no dia 21 de agosto mudou sua forma de pensar. “Nós não podemos resolver a guerra civil alheia pela força”, declarou. “Mas a situação na Síria mudou depois que o governo sírio fez um ataque químico, matando mais de mil pessoas.”

 

O presidente defendeu que os Estados Unidos devem fazer um ataque militar limitado na Síria, para “evitar o uso futuro” de armas químicas. No entanto, ele disse ter pedido ao Congresso americano que adiasse a votação a respeito do ataque, após a proposta da Rússia de que a Síria entregue seu arsenal de armas químicas ao controle internacional.

 

Fonte: Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS