Tempo - Tutiempo.net

ONU confirma uso de gás sarin em ataque na Síria

Inspetores da ONU informaram, nesta segunda-feira (16), que armas químicas foram utilizadas em larga escala na guerra da Síria e que há claras evidências de que gás sarin matou centenas de pessoas no ataque realizado no dia 21 de agosto, próximo a Damasco.

 

O relatório, que será divulgado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirma: “A conclusão é que armas químicas foram utilizadas no conflito em curso entre as partes na República Árabe da Síria… contra civis, incluindo crianças, em uma escala relativamente grande”.

O documento afirma que há evidências “claras e convincentes” do uso de gás sarin em um ataque perto de Damasco no mês passado. Os Estados Unidos afirmam que 1.400 pessoas faleceram neste ataque.

 

E acrescenta que “mísseis terra-terra contendo o agente neurológico sarin foram utilizados” no ataque de 21 de agosto. Estas informações estavam na primeira página do documento e foram vazadas inadvertidamente depois da divulgação de uma foto na qual o líder da investigação da ONU, Ake Sellstrom, entrega o relatório a Ban Ki-moon.

 

Ban deve entregar o relatório completo ao Conselho de Segurança da ONU nesta segunda-feira. Estados Unidos, Grã-Bretanha e França acusam as forças do presidente Bashar al Assad pelo ataque de 21 de agosto perto de Damasco. O governo sírio, apoiado pela Rússia, nega qualquer envolvimento no crime e acusa os rebeldes.

 

Fonte: Redação/ R7

OUTRAS NOTÍCIAS