Tempo - Tutiempo.net

Pais poderão registrar filhos com sexo “indefinido” na Alemanha

Mais uma opção para registro de nascimento em cartório será incluída a partir de 1º de novembro na Alemanha. Além dos consagrados “masculino” e “feminino”, os pais poderão utilizar a opção “indefinido” para registrar os filhos. Com decisão amparada pelo tribunal constitucional do país, a Alemanha será pioneira na Europa. A mudança, que torna oficial o chamado terceiro gênero, é uma opção para pais de bebês hermafroditas, que nascem fisicamente com ambos os sexos.

 

A legislação que entrará em vigor vai abrir também a possibilidade de a criança, quando adulta, escolher qual definição quer para seu caso, como homem ou mulher, ou mesmos seguir com o sexo indefinido pelo resto da vida. Jornais do país declararam que a mudança é uma “revolução legal”. Nas questões ainda não resolvidas, é dito que a lei não prevê como a escolha do sexo indefinido será refletida em documentos como o passaporte, onde existe apenas escolha entre “M” e “F”. A revista alemã de direito familiar FamRZ sugere que a opção de sexo indefinido seja marcada com a letra “X”.

 

Outra pendência é sobre o matrimônio. Os alemães só permitem atualmente casamentos entre homens e mulheres, o que não contempla pessoas de gêneros indefinidos. No mundo, poucos países possuem legislações sobre terceiro sexo. A Austrália aprovou uma lei há seis semanas, mas desde 2011 os australianos já têm o direito de identificar-se com o sexo “X” no passaporte. Na Nova Zelândia, isso é possível desde 2012.

 

Fonte: Redação / BBC

OUTRAS NOTÍCIAS