Tempo - Tutiempo.net

Papa Bento 16 anuncia renúncia e surpreende mundo

O papa Bento 16 anunciou que renunciará no fim de fevereiro. As razões da renúncia, que causou grande surpresa no mundo, ainda não foram comunicadas oficialmente, mas especula-se que a saúde do papa seja o motivo.

Bento 16 fez o anuncio de sua renúncia em um encontro com altas autoridades eclesiásticas, sendo o primeiro papa na era moderna a deixar em vida a chefia da igreja.

“Depois de examinar repetidamente a minha consciência ante Deus, cheguei à certeza de que minhas forças, em virtude da idade avançada, não são suficientes ao exercício adequado do ministério”, disse o papa.

“No mundo de hoje, sujeito a muitas mudanças rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a fé, para governar o barco de São Pedro e proclamar o Evangelho tanto a fortaleza de minha fé quando a de meu corpo são necessárias. Fortaleza que nos últimos meses deteriorou-se ao ponto em que tive de reconhecer minha incapacidade de comandar adequadamente o ministério que me foi confiado”, disse Bento 16.

 

O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo 2º.

Segundo fontes ouvidas pela BBC em Roma, nem os aliados mais próximos do papa sabiam de sua decisão.

Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa. Ele assumiu o posto em meio a um dos maiores escândalos enfrentados pela Igreja Católica em décadas – as revelações de abusos sexuais de crianças cometidos por clérigos católicos em paróquias de vários países.

Bento 16 também é conhecido pela postura conservadora. Ele é contra a ordenação de mulheres e fez várias declarações contra o casamento entre pessoas de mesmo sexo.

O Vaticano disse esperar que o processo de eleição do novo papa ocorra o mais rápido possível. Ainda não se sabe, no entanto, quando o colégio cardinalício irá se reunir.

Fonte: Redação / BBC Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS