Tempo - Tutiempo.net

Papa critica políticos italianos e recebe Obama

Na primeira vez em que recebeu no Vaticano um grupo de deputados, senadores e ministros, o Papa Francisco descreveu os perigos que ameaçam em geral os políticos, no que pode ser visto como uma alusão indireta aos políticos italianos muitas vezes criticadas pelos seus privilégios e a sua falta de eficácia.

 

O Papa argentino criticou “as classes dirigentes sempre que se afastam do povo, se fecham sobre o seu próprio grupo ou partido, nas suas lutas internas”, fazendo dos seus membros “homens de coração duro”.

 

Pouco depois, Francisco recebeu pela primeira vez Barack Obama. O Papa avançou, de rosto grave mas cordial, em direção ao Presidente dos Estados Unidos. Apertaram as mãos, sorridentes, pousaram para os fotógrafos e sentaram-se um de cada lado da secretária do Papa. Depois de uma breve conversa direta, entraram em cena os tradutores – um religioso para o Papa, uma mulher de mantilha negra para Obama.

 

À chegada ao Vaticano, Obama foi recebido por Georg Gänswein, o prefeito da Casa Pontifícia, que o conduziu pelos longos corredores cobertos de frescos.

 

Obama, que em 2009 fora recebido pelo agora papa emérito Bento XVI, deve abordar com Francisco temas como a luta contra as desigualdades, as grandes crises mundiais e as questões sociais nos EUA.

Fonte: DN/ Harlene Teixeira/ Foto: Web.

OUTRAS NOTÍCIAS