Tempo - Tutiempo.net

Para conter imigrantes, Trump queria a adoção de medidas extremas.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: REUTERS/Leah Millis)

 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem o combate à imigração uma de suas bandeiras de campanha, sugeriu a adoção de medidas extremas para conter a imigração ilegal,  como a construção de um muro eletrificado e com estacas pontiagudas, um fosso com cobras e jacarés, além da autorização para que as patrulhas de fronteira pudessem atirar contra as pernas dos imigrantes. De acordo com reportagem do jornal New York Times,  Trump teria sugerido a adoção destas medidas em março, durante uma reunião com assessores na Casa Branca.

De acordo com a reportagem, adaptada do livro “Border Wars: Inside Trump’s Assault on Immigration” (Guerras de fronteiras: por dentro do ataque de Trump à imigração), dos jornalistas Michael D. Shear e Julie Hirschfeld Davis, Trump estava bastante irritado e teria ordenado o fechamento da fronteira com o México no dia seguinte à reunião.

Os assessores então teriam alertado para possíveis problemas como a retenção de crianças em escolas em ambos os lados da fronteira, bem como de turistas, além do risco de uma crise econômica entre os dois países.

Trump então teria sugerido a construção de um fosso com cobras e jacarés, a adoção de cercas eletrificadas e colocação de estacas capazes de perfurar a carne humana. Trump também teria dito que queria autorizar os soldados a abrirem fogo contra os imigrantes que atirassem pedras contra as patrulhas. Aletrado sobre as ilegalidades de tais medidas, Trump ainda teria questionado se os militares poderiam atirar nas pernas dos imigrantes para atrasá-los.

Brasil 247

OUTRAS NOTÍCIAS