Tempo - Tutiempo.net

Parlamento catalão adia posse de Carles Puigdemont

Parlamento catalão adia posse de Carles Puigdemont

Estava marcada para a tarde desta terça-feira (30) a sessão no Parlamento catalão que daria posse a Carles Puigdemont como novo presidente da comunidade autônoma. No entanto, o presidente do Parlamento, Roger Torrent, adiou a sessão indefinidamente, até que o Tribunal Constitucional responda ao recurso que questiona o impedimento de Puigdemont.

Carles Puigdemont foi escolhido pela maioria dos parlamentares catalães como o candidato para reassumir o governo da região. O problema é que ele está autoexilado na Bélgica desde outubro do ano passado, quando o governo central espanhol o destituiu e suspendeu temporariamente a autonomia da região. Na Espanha, há uma ordem de prisão contra ele por sua atuação na declaração unilateral de independência.

Puigdemont e seus aliados haviam sugerido uma posse a distância, feita pela internet ou com a representação de algum deputado, mas o Tribunal Constitucional descartou essa opção e disse que Puigdemont teria de comparecer pessoalmente à sessão de investidura. Os conselheiros jurídicos do Parlamento também afirmaram que ser eleito remotamente violaria a lei.

O presidente do Parlamento, que é do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), afirmou que não indicará um outro nome para assumir o cargo e que garantirá a imunidade de Puigdemont.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, reiterou nesta terça-feira que Puigdemont não pode assumir o cargo e pediu aos independentistas que cumpram a lei.

Em uma entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”, em 2015, Marchena, como Francisco Núñez Olivera era chamado, disse que, apesar de todos os seus amigos estarem mortos, gostaria de viver mais alguns anos. “Eu sei que sou velho, mas não me sinto velho”, confessou.

Com a morte de Francisco, o homem mais velho do mundo atualmente é o japonês Masazou Nonaka, que possui 112 anos e 189 dias de idade.

Agência ANSA

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS