Tempo - Tutiempo.net

Parlamento do Canadá aprova missão para combater Estado Islâmico na Síria

Por 142 votos a favor e 129 contra, o Parlamento do Canadá renovou, hoje (30), a missão militar canadense no Iraque por mais um ano e decidiu também pela ampliação dos bombardeios aéreos na Síria.

 

A oposição argumentou falta de um objetivo claro para uma intervenção em território sírio e apontou que o combate ao grupo extremista Estado Islâmico, no país, poderia ser entendido como um suporte ao regime de Bashar al-Assad.

 

A maioria conservadora – partido do primeiro-ministro Stephen Harper – respondeu com a aprovação da proposta apresentada pelo governo na semana passada.

 

Com a decisão, a missão canadense que terminaria amanhã (31), será estendida até o fim de março de 2016.

 

O Canadá continua a prestar ajuda humanitária e logística, treinar tropas e fornecer aviões para vigilância, abastecimento e ataques aéreos.

 

Seiscentos militares das Forças Armadas canadenses – baseados no Kwait e cerca de setenta atuando no Iraque – permanecem destacados para a operação, sem incluir o combate em terra.

 

Antes ação militar canadense era restrita ao Iraque, país que concorda com a intervenção. Agora, a missão passa a envolver a Síria.

 

Mas, nesse caso, o governo canadense não pretende buscar o consentimento expresso do governo sírio e, sim, a cooperação com os Estados Unidos.

 

“Nós não podemos ficar à margem enquanto o Estado Islâmico continua a fazer apelos ao terrorismo contra o Canadá e contra nossos aliados e parceiros.

 

Também não podemos permitir que o Estado Islâmico se refugie na Síria”, disse o primeiro-ministro em nota divulgada após a aprovação da moção pelo Parlamento.

Fonte: Iara Falcão

OUTRAS NOTÍCIAS