Tempo - Tutiempo.net

Premiê britânica propõe eleições antecipadas para 8 de junho

Premiê do Reino Unido, propôs antecipar eleicoes

A premiê britânica, Theresa May, propôs nesta terça-feira (18) antecipar as eleições no Reino Unido para o dia 8 de junho. A antecipação do pleito, que estava previsto para 2020, já recebeu o apoio do principal líder da oposição.

“Precisamos de uma eleição geral e precisamos agora”, disse em Downing Street a primeira-ministra, que precisa da aprovação do Parlamento para convocar a eleição antecipada. A medida precisa ser aprovada por dois terços do parlamentares na votação prevista para quarta-feira (19).

May disse que ela precisa de uma liderança forte para negociar a retirada do Reino Unido da União Europeia, processo que foi iniciado após o acionamento do artigo 50 do Tratado de Lisboa, em março deste ano, e que deve durar ao menos dois anos.

A premiê afirma outros partidos se opõem aos planos do governo para conduzir esse processo e que os oponentes estão errados de pensar que o governo mudará a sua posição.

“Vamos remover o risco de incerteza e instabilidade. Ela vai dar ao país a liderança forte que precisa”, afirmou May, segundo o jornal “The Guardian”.

Theresa May era ministra do Interior e chegou a Downing Street após a renúncia de David Cameron, em junho de 2016, e graças a sua vitória em uma votação interna do Partido Conservador, mas sua liderança não havia sido referendada pelas urnas.

Apoio da oposição

A proposta foi celebrada pelo líder da oposição ao governo de Theresa May, o trabalhista Jeremy Corbyn, que garantiu que o seu partido dará o apoio que a premiê precisa para aprovar a proposta no Parlamento. A popularidade de May supera com folga – até 20 pontos em algumas pesquisas – a de Corbyn.

A premiê escocesa, Nicola Sturgeon, afirmou que a antecipação do pleito abre uma nova possibilidade para que a Escócia escolha o seu futuro. O país, que se opõe à retirada do bloco econômico europeu, precisa da aprovação do parlamento britânico para realizar um segundo plebiscito sobre a sua retirada do Reino Unido. A estratégia para permanecer na União Europeia encontrou dura oposição do governo de Theresa May.

A decisão de sair da União Europeia, conhecida como Brexit, foi tomada em um referendo, realizado em 23 de junho de 2016. Na ocasião, 51,9% dos britânicos optaram por deixar o bloco, o que provocou a queda do então primeiro-ministro, David Cameron.

Após o referendo, o Brexit foi aprovado também pelo Parlamento britânico e no dia 16 de março deste ano suas negociações receberam autorização formal da rainha Elizabeth 2ª.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS