Tempo - Tutiempo.net

Presidente do Irã diz que não hesitará em defender santuários xiitas no Iraque

O Irã não vai hesitar em defender os locais sagrados dos muçulmanos xiitas no vizinho Iraque contra “assassinos e terroristas”, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, nesta quarta-feira, depois de rápidos avanços dos militantes sunitas no território iraquiano na semana passada.

 

Falando ao vivo na televisão, Rouhani afirmou que muitas pessoas se apresentaram para ir ao Iraque defender os santuários e “colocar os terroristas em seu lugar”. Ele acrescentou que os combatentes veteranos das comunidades iraquianas sunitas, xiita e curda estão também “prontos para o sacrifício” contra essas forças militantes.

 

“No que se refere aos lugares sagrados xiitas em Karbala, Najaf, Khadhimiya e Samara, nós anunciamos aos assassinos e terroristas que a grande nação iraniana não vai hesitar em proteger santuários”, disse ele, falando a uma multidão durante uma visita à província ocidental de Lorestan.

 

Rouhani declarou no sábado que o Irã nunca enviou quaisquer forças para o Iraque e é bem improvável que faça isso algum dia. Mas diplomatas ocidentais suspeitam que o Irã mandou tempos atrás ao país vizinho alguns integrantes de sua Guarda Revolucionária, unidade linha-dura que atua em conjunto com o Exército, para aconselhar o Exército iraquiano e as milícias que as apoiam.

Fonte: DUBAI (Reuters)/ Foto: web

OUTRAS NOTÍCIAS