Tempo - Tutiempo.net

Príncipe Harry diz que ninguém na família real quer ser rei ou rainha

Príncipe Harry em evento como parte da realeza

Ninguém da família real britânica quer ser rei ou rainha, afirmou o príncipe Harry a uma revista americana.

Segundo o jovem de 32 anos, a realeza faz isso “por um bem maior para as pessoas” e que eles “cumprirão o dever no momento certo”.

“Há alguém na família real que quer ser rei ou rainha? Acho que não”, disse Harry à Newsweek.

O príncipe também falou do momento em que teve de caminhar em procissão atrás do caixão de sua mãe durante o enterro da princesa Diana, quando tinha 12 anos. E comentou que nenhuma criança “deveria ter que fazer isso”.

Em 1997, Harry juntou-se ao pai, o príncipe Charles; ao avô, o príncipe Philip; ao irmão, William, então com 15 anos e ao tio, Earl Spencer (irmão de Diana), na procissão pelas ruas de Londres.

“Minha mãe tinha acabado de morrer, e eu tive que andar por um longo caminho atrás de seu caixão, cercado de milhares de pessoas me olhando, enquanto outros milhões o faziam pela televisão”, comentou Harry, que recentemente revelou ter recebido tratamento para lidar com a morte da mãe em um acidente de carro em Paris.

“Acho que nenhuma criança deveria ser submetida a isso, sob nenhuma circunstância. Não acho que isto aconteceria hoje”.

‘Espanto’

Essa entrevista do príncipe Harry deve “levantar algumas sobrancelhas” – eufemismo britânico para “causar espanto”.

“Harry sugere que os Windsors (a família real) não estão exatamente caindo um em cima do outro para disputar o que sua mãe uma vez chamou de ‘o emprego mais importante’, quando este ficar vago”.

“Ele insinua que os herdeiros da rainha ocupariam o cargo de grande privilégio porque têm de fazê-lo, e não porque querem.”

Segundo Hunt, isso pode colocar o príncipe Harry em uma situação delicada, mas, ao mesmo tempo, a entrevista pode angariar simpatias por sua franqueza.

Compras

O príncipe Harry também contou à revista – que diz que teve acesso ao príncipe por quase um ano – que esteve “envolvido na modernização da monarquia britânica”.

“É um ato de equilíbrio complicado. Não queremos diluir a mágica. O público britânico e todo o mundo precisam de instituições como esta”, disse Harry.

Harry elogiou a princesa Diana por seu papel em mostrar como levar uma vida comum, dizendo que pessoas ficariam “impressionadas” em ver como as vidas dele e a do príncipe William são comuns.

“Eu faço minhas compras. Às vezes… eu fico preocupado que alguém vai me flagrar com o celular. Mas estou determinado a ter uma vida relativamente normal, e se tiver a sorte de ter filhos, que eles também tenham uma vida assim. Mesmo que seja um rei, eu faria minhas próprias compras”, completou.

BBC

OUTRAS NOTÍCIAS