Tempo - Tutiempo.net

Putin pode declarar guerra à Ucrânia formalmente em breve, dizem EUA

Presidernte da Rússia Vladimir Putin pode declarar guerra a Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin , pode declarar oficialmente guerra contra a Ucrânia em 9 de maio, disseram autoridades dos Estados Unidos e de outros países ocidentais.

Desde a invasão russa ao território ucraniano, em 24 de fevereiro , Putin e as autoridades do país não usam “guerra” para definir a ação, mas o termo “operação especial”.

De acordo com relatório das autoridades ocidentais, a estratégia da Rússia em declarar guerra permitiria a mobilização total de forças de reserva à medida que os esforços de controlar as regiões ucranianas continuam a falhar.

A data, segundo as autoridades ocidentais, seria escolhida por Putin já que em 9 de maio é comemorado o “Dia da Vitória” na Rússia, quando os russos derrotaram os nazistas em 1945.

Os EUA e aliados acreditam que o presidente aproveitaria o significado da data e o valor da propaganda em cima do dia para anunciar uma conquista militar na Ucrânia, divulgou a CNN Internacional .

“Acho que ele tentará sair de sua ‘operação especial’. Ele está rolando o campo, preparando o terreno para poder dizer “olha, agora é uma guerra contra os nazistas, e o que eu preciso é de mais pessoas”, disse o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, à rádio LBC na última semana.

Durante todo o conflito, Putin e as autoridades russas vêm alegando estar em campanha de “desnazificação” na Ucrânia.

IG

OUTRAS NOTÍCIAS