Tempo - Tutiempo.net

Remédio japonês é ‘claramente eficaz’ contra coronavírus, diz China

© Sputnik / Ramil Sitdikov

Autoridades chinesas declararam que o medicamento usado no Japão para conter nova onda de gripe pode ser eficaz no tratamento de pacientes com o coronavírus, informou mídia japonesa.

Membro do Ministério de Ciência e Tecnologia da China, Zhang Xinmin, declarou que o favipiravir, também conhecido como Avigan, passou por testes clínicos bem-sucedidos com 340 pacientes, realizados nas cidades de Wuhan e Shenzhen.

“[A droga] tem alto grau de segurança e é claramente eficiente no tratamento”, declarou Zhang a repórteres na terça-feira (17).

Os pacientes que tomaram esse medicamento em Shenzhen receberam testes negativos para o coronavírus cerca de quatro dias após o diagnóstico da doença. Pacientes que não tiveram acesso ao medicamento demoram cerca de 11 dias para se curar da COVID-19, informou o canal NHK.

Além disso, exames de raio-X mostraram melhoria na capacidade pulmonar de cerca de 91% dos pacientes tratados com favipiravir, em comparação à melhora de somente 62% de pacientes que não tomaram o medicamento.

Após os comentários de Zhang, as ações da empresa Fujifilm Toyama Chemical, que desenvolveu a droga em 2014, tiveram alta de 14,7%.

Pessoas usando máscaras de proteção facial, durante pandemia de coronavírus, observando tela exibindo os preços das ações em Tóquio, Japão, 17 de março de 2020
© REUTERS / ISSEI KATO Pessoas usando máscaras de proteção facial, durante pandemia de coronavírus, observando tela exibindo os preços das ações em Tóquio, Japão, 17 de março de 2020

Além da China, o Japão realiza testes com a droga em pacientes com sintomas leves a moderados de COVID-19.

No entanto, fonte no Ministério da Saúde do Japão teria sugerido que o medicamento não é eficaz no tratamento de pacientes em estado grave.

“Nós demos Avigan para entre 70 e 80 pacientes, mas não parece ter funcionado tão bem quando o vírus já se multiplicou”, revelou a fonte ao veículo japonês Mainichi Shimbun.

A droga japonesa precisaria obter permissão governamental para ser utilizada em larga escala no combate ao coronavírus, uma vez que foi desenvolvida para o tratamento da gripe.

De acordo com a fonte, a droga poderia ser aprovada para uso contra o coronavírus a partir de maio.

“Mas se os resultados dos testes clínicos atrasarem, a aprovação também deve atrasar”, concluiu.

Resultados semelhantes aos obtidos pelo Avigan teriam sido atingidos após testes com uma combinação de lopinavir e ritonavir, retrovirais utilizados por pacientes com o vírus HIV.

Em 2016, o governo japonês forneceu o favipavir como parte de ajuda emergencial para conter a propagação do Ebola na Guiné, informou o The Guardian.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS