Tempo - Tutiempo.net

REVIRAVOLTA NA CRISE ENTRE O IRÃ E OS EUA

Protestos no Irã após reconhecer derrubada de avião da Ucrânia

O assassinato do general Qasem Soleimani e o ataque de mísseis do Irã a bases americanas no Iraque em retaliação aumentaram o medo de um conflito com implicações de longo alcance.

O cenário de perdedores ou vencedores dessa crise pode mudar rapidamente, dependendo do que os Estados Unidos e o Irã fizerem.

Então, quem está ganhando ou perdendo?

O Irã poderia se beneficiar no curto prazo.

Apesar da perda de uma figura militar tão poderosa, o Irã poderia sair lucrando com o assassinato do seu próprio general, Qasem Soleimani.

 O  erro cometido pelos militares iranianos ao abater um avião de passageiros da Ucrânia, está mudando o cenário.

O fato gerou fortes protestos Irã. Até cartazes com a foto do general Soleimani foram rasgados.

O governo iraniano enfrenta manifestações não esperadas.

Trump aproveita e manda um recado. Estamos ‘prontos para tudo.

O irá perde força no processo de vingança, o preço do petróleo está estabilizado e agora o líder religioso e número um do país Ali Khamenei, enfrenta protestos internos.

Trump está sendo vitorioso nesse enfrentamento e ainda poderá levar vantagem no processo eleitoral americano, conseguindo a sua reeleição. Essa era intenção do presidente americano.

A vingança iraniana por enquanto deixou de ser a prioridade do governo. O enfrentamento do descontentamento do seu povo com o ataque equivocado a uma aeronave civil causando a morte de 176 passageiros, incluindo tripulantes,passou a ser o maior pesadelo do governo iraniano.

Esse desastre militar aguçou a divisão política da elite, que momentaneamente tinha se unido contra o assassinato do general.

O Irã está sob a pressão das sanções econômicas ditadas pelos EUA em 2018, após o presidente americano, Donald Trump, determinar a saída de seu país do acordo nuclear firmado com os iranianos em 2015.

No ano passado, a situação piorou depois que o Irã derrubou um drone militar americano e deteve navios petroleiros na região do Golfo. O país também foi acusado de patrocinar ataques com mísseis, como o caso ocorrido em setembro contra instalações petrolíferas sauditas. O regime iraniano negou participação.

O Irã já reagiu aos Estados Unidos com um ataque de mísseis contra tropas americanas no Iraque. O país poderia se beneficiar ao continuar demonstrando seu apreço pelo general morto e ao mesmo tempo fomentar a ansiedade do público em relação ao que pode ocorrer no futuro.

Mas todos os prováveis planos dos dirigentes iranianos, foram destruído ao cometerem o erro militar de baterem, com míssel, um avião comercial da Ucrânia e matarem 176 pessoas.

Trump agora nada de braçadas, mas continua pronto para qualquer intervenção militar se necessário for.

cljornal com informações de 

OUTRAS NOTÍCIAS