Tempo - Tutiempo.net

Rússia não vai recuar diante da ameaça de sanções dos EUA, diz embaixada russa em Washington

UCRÂNIA DIZ AQUE ESTÁ PRONTA PARA A GUERRA

Na segunda-feira (31), a embaixada russa em Washington divulgou comunicado apontando que a Rússia não vai recuar diante da ameaça de sanções dos Estados Unidos e acusou a Casa Branca de criar tensões nas relações bilaterais.

O comunicado foi divulgado pela embaixada russa nas redes sociais e ressalta o papel norte-americano na crise com a Ucrânia.

O texto responde a afirmações feitas pelo Departamento de Estado dos EUA, que acusou a Rússia em suas redes sociais de ter ocupado a Crimeia em 2014 e de preparar uma invasão da Ucrânia atualmente.

Quem gera tensão é Washington. Não vamos recuar e permanecer atentos obedecendo à ameaça das sanções dos EUA.

A embaixada salientou que foram os Estados Unidos que “encorajaram o golpe de Estado radical-nacionalista em Kiev, pelo qual os habitantes da Crimeia estavam sob ameaça de destruição e votaram pela reunificação com a Rússia”.

“São os Estados Unidos que fornecem às autoridades ucranianas armas ofensivas modernas, de acordo com o desejo do governo de Vladimir Zelensky de resolver o problema de Donbass pela força”, acrescentou a embaixada.

A representação diplomática apontou ainda que os EUA estão ameaçando as fronteiras russas com sua infraestrutura militar e que Moscou tem o direito de movimentar suas tropas dentro de seu próprio território.

Nos últimos meses, os EUA e seus aliados europeus acusam a Rússia de acumular tropas nas fronteiras da Ucrânia com o objetivo de invadir o país. Washington e aliados da OTAN têm enviado suprimentos militares para a região, assim como observadores.

A manifestação da embaixada reflete a posição do Kremlin, que tem negado repetidas vezes quaisquer planos de invasão de países vizinhos.

sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS