Tempo - Tutiempo.net

Síria colocará as armas químicas sob controle internacional, garante Assad

O presidente da Síria, Bashar Assad, disse nesta quinta-feira (12) que está pronto para colocar as armas químicas do país sob controle internacional, de acordo com o website da televisão estatal russa. “A Síria colocará as armas químicas sob controle internacional por causa da Rússia”, disse o presidente sírio, segundo uma entrevista gravada pela emissora que ainda não foi ao ar.

 

Ele afirmou que a Síria enviará documentos para a Organização das Nações Unidas em que concorda em assinar a Convenção de Armas Químicas. Assad insistiu que a decisão não foi forçada por ameaças de uma ação militar dos EUA. Em vez disso, Assad atribuiu à Rússia os créditos por sugerir a ideia. “As ameaças dos Estados Unidos não influenciaram a transferência de controle das armas químicas.”

 

Anteriormente, autoridades do governo sírio responderam positivamente à ideia de ceder o controle de suas armas químicas, mas foi a primeira vez que Assad apoiou publicamente a ideia. A Rússia pediu que a Síria entregue as armas em meio a esforços liderados pelos EUA em direção a uma intervenção militar.

 

O posicionamento dos EUA ocorreu depois que um suposto ataque com armas químicas matou centenas de pessoas nos arredores de Damasco no mês passado. As autoridades norte-americanas culpam o regime sírio pela ofensiva.

 

Fonte: Redação/ Bahia Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS