Tempo - Tutiempo.net

Snowden obtém asilo temporário da Rússia

O ex-consultor americano Edward Snowden recebeu os documentos necessários e deixou a área de trânsito do aeroporto de Moscou, onde estava retido desde 23 de junho, rumo a um “local seguro” em território russo.

 

“Eu acabei de entregar a ele os documentos do serviço federal de migração da Rússia”, disse Anatoly Kucherena, advogado russo que auxilia o americano, segundo a agência russa Interfax.

 

O advogado afirmou que os papéis têm validade de um ano, e que Snowden rumou para “lugar seguro”, que não será revelado publicamente.

 

“A segurança é uma questão muito importante para ele”, disse Kucherena à TV estatal Rússia 24. “Ele próprio decidirá para onde ir.”

 

“Eu o coloquei em um táxi entre 15 e 20 minutos atrás e dei-lhe o certificado para obter o status de refugiado na Federação Russa”, disse ele. “Ele pode morar onde quiser na Rússia. É a sua escolha pessoal.”

 

O advogado disse que Snowden não ficaria em qualquer embaixada em Moscou, apesar de três países latino-americanos terem se oferecido para abrigá-lo. Snowden estava bem, acrescentou Kucherena.

 

A informação sobre sua saída foi confirmada por autoridades do aeroporto Cheremetievo, onde ele vivia “no limbo” jurídico, em uma área de trânsito.

 

O americano, ex-consultor dos serviços de inteligência dos EUA, é procurado pelas autoridades americanas após ter vazado informações sobre os programas de monitoramento de telecomunicações do governo.

 

O caso gerou uma crise para o governo do presidente democrata Barack Obama, repercutiu internacionalmente e provocou um grande debate sobre a privacidade dos usuários da Internet.

 

Snowden, de 30 anos, havia pedido asilo temporário à Rússia para depois possivelmente viajar para um país latino-americano, mas ainda não se sabe ao certo quais serão seus próximos passos.

 

Ele teme que os EUA, que tentam conseguir sua extradição, interceptem sua possível fuga.

 

 

 

 

Fonte: Redação/ G1

OUTRAS NOTÍCIAS