Tempo - Tutiempo.net

Sobe para 232 o número de mortos em mina de carvão na Turquia

O número de mortos pelo acidente de ontem em uma mina de carvão na Turquia subiu para 232, mas ainda pode aumentar, afirmou nesta quarta-feira (14) o ministro da Energia turco, Taner Yildiz, enquanto o governo decretou três dias de luto no país.

 

O ministro não quis antecipar quantas pessoas permanecem presas na mina e prometeu atualizar o número de vítimas assim que os corpos forem recuperados.

 

“Não quero dar um número muito alto ou muito baixo e dar ideias equivocadas, apesar de termos uma estimativa, segundo os dados proporcionados pela empresa mineradora [responsável pela exploração]”, disse Yildiz.

 

O ministro disse ontem à noite que 787 operários estavam na mina no momento do acidente, dos quais 363 tinham conseguido se salvar e cerca de 80 estavam feridos, por isso, teme-se que o número de vítimas possa ser muito maior que 300.

 

Yildiz detalhou hoje que 57 pessoas estão sendo tratadas nos hospitais.

 

Alguns operários da mina, por sua vez, relataram à imprensa local que poderia haver entre 300 e 400 pessoas na mina e que é pouco provável que elas sejam encontradas com vida.

 

Em todo caso, teme-se que o número de mortos aumente e que este acidente seja o maior desse tipo na história da Turquia, admitiu o ministro.

 

Yildiz detalhou que não foi detectado gás metano na mina e que as mortes teriam sido causadas pela inalação de monóxido de carbono após uma explosão causada em um transformador elétrico.

 

Ainda não foi possível extinguir o incêndio, segundo ministro. Horas após o anúncio de que um operário tinha sido resgatado com vida, o que aumentou as esperanças de se encontrar mais sobreviventes, foi esclarecido que o resgatado, que acabou morrendo, era membro das equipes de resgate.

 

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, divulgou um comunicado no qual decretou três dias de luto oficial e que as bandeiras do país sejam hasteadas a meio mastro nas instituições turcas de todo o mundo.

 

Também serão canceladas as comemorações previstas para a próxima segunda-feira, dia 19 de maio, feriado nacional na Turquia, e só serão mantidos os atos institucionais. 

 

 

Fonte: R7/ Foto: web

OUTRAS NOTÍCIAS