Tempo - Tutiempo.net

Supermercado britânico vai oferecer teste gratuito de HIV

O serviço vai estar disponível a partir de segunda-feira em um dos estabelecimentos da rede de supermercados Tesco na cidade de Slough, no sudeste do país.

 

Os clientes poderão fazer o teste pela saliva, cujo tempo de espera é de 20 minutos, ou pela coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Mais rápido, o resultado deste exame fica pronto em até um minuto.

 

O projeto “É hora de testar” é uma iniciativa da instituição de caridade Thames Valley Positive Support (TVPS) e tem o objetivo de “normalizar” a realização dos testes de doenças sexuais transmissíveis.

 

Os exames serão realizados por agentes de saúde em uma sala privada dentro do supermercado que ganhou o nome de “sala de comunidade”. Enquanto esperam o resultado, os pacientes poderão discutir com o agente suas dúvidas a respeito de sua saúde sexual.

 

Rotina

 

“Nós temos feito testes nos nossos próprios estabelecimentos, mas agora queremos atingir mais pessoas da comunidade”, afirma Sarah Macadam, diretora da TVPS.

 

“A ideia é tornar normal a realização desses testes, e a melhor forma é oferecê-los nos locais que fazem parte da rotina das pessoas”, acrescentou Macadam.

 

A cidade de Slough é um dos locais com maior número de casos do vírus HIV no sudeste do país. No futuro, a instituição espera levar os testes para centros de lazer, academias de ginástica e outros estabelecimentos comerciais.

Fonte: IG/ Foto: web

OUTRAS NOTÍCIAS