Tempo - Tutiempo.net

Trump: “Eu sou 100% disposto a testemunhar. Não houve conluio ou obstrução “

O presidente dos Estados Unidos se opõe a sua palavra ao ex-diretor do FBI

Trump estranhamente lacônico, quase na defensiva. Em sua primeira aparição após depoimento perante o Senado o ex-diretor do FBI, James Comey, o conflito explosivo presidente dos Estados Unidos reduziu para uma versão duelo. A palavra de Comey contra a dela. “Não houve conluio, sem obstrução. 100% ‘estou disposto a testemunhar , “disse Donald Trump , cuidando palavras, sabendo que já está se movendo em um campo criminoso escorregadio.

Far Trump está furioso pegando uma conferência de imprensa para atacar o universo. O presidente que veio para o Rose Garden da Casa Branca com o primeiro-ministro romeno tentou ser recatada. Ele não levaria muitas perguntas e antes que foi procurado para ser conciso e evitar se perder em divagações que agora pode ser letal. Sob esta premissa, Trump enfatizou que suas maiores preocupações estão na “construção da nação” e questões internacionais, como a Coreia do Norte e no Oriente Médio, mas não na trama russo. “Isso é uma desculpa para os democratas que não aceitaram sua derrota nas assembleias de voto”, disse ele.

Sua parcimônia não podia ajudar, mas deixar a porta aberta para um futuro que se aproxima escuro. Um futuro onde a figura de força leva promotor especial, Robert Mueller. amigo e mentor Comey, a Mueller implacável foi por 13 anos diretor do FBI e é considerado blindado a qualquer pressão externa. Ele dirigiu o próprio presidente, quando ele disse que estava disposto a depor e que “ele diria o mesmo” hoje. Ou seja, que Comey, embora ele tinha confirmado muito do que ele mantém, ele tinha dito “algumas coisas que não eram verdadeiras , ” como ele havia pedido sua lealdade em um jantar na Casa Branca.

Sem aprofundou o presidente. Mas suas palavras revelam sua estratégia. É a palavra dele contra o diretor deposto do FBI. Um duelo que, na ausência de outras provas, possivelmente diluída alegações Comey. Neste sentido, Trump não diria se houvesse gravações de conversas na Casa Branca – “Eu vou explicar em breve, mas se decepcionar” – e agarrou-se ao script preparado para ele por seu advogado, Mark Kasowitz. A linha defensiva que foi aberto de manhã com um tweet que quebrou 40 horas de silêncio. “Apesar de tantas imprecisões e mentiras, vingança total e completa … e wow, Comey é um filtro”, disse ele.

Filtrador a acusação é que, em seu depoimento, o ex-diretor do FBI reconheceu que, depois de ser atacado pela Casa Branca, decidiu a tornar pública parte do conteúdo das notas que ele mantinha de suas conversas com o presidente. Para este fim, ele virou-se para um amigo, professor de Direito na Universidade de Columbia Daniel Richman, e pediu-lhe para entrar em contato com um jornal (The New York Times) para tornar pública a sua versão .

O testemunho do ex-diretor do FBI, o mais grave em décadas de um alto funcionário contra um presidente, é o principal elemento que os democratas têm que fazer uma acusação de obstrução da justiça, o passo antes de impeachment. Sob juramento, Comey Trump acusado de mentir e calúnia, na tentativa de afundar a investigação da trama russo e até mesmo demiti-lo para esse caso.

Ao contrário do seu costume, o presidente ficou em silêncio durante a audiência e deixar a resposta corriese por seu advogado particular. Em uma declaração pública, o advogado não só rejeitou “em forma e substância” alegações de Comey, mas o acusou de quebrar o sigilo das comunicações, o privilégio presidencial que impede seus funcionários arejar as conversas na Casa Branca. Hoje, Trump seguiu o conselho do seu conselho e, não raro deixou o script. O perigo está próximo.

JM AHRENS

OUTRAS NOTÍCIAS