Tempo - Tutiempo.net

Trump se diz otimista sobre encontro com Kim Jong-un

Trump se diz otimista sobre encontro com Kim Jong-un

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (11) que a histórica reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura, pode “funcionar muito bem”. A cúpula vai acontecer na terça-feira (12)

Kim e Trump chegaram à cidade-Estado tropical no domingo (10) para a primeira reunião presencial da história entre os líderes dos dois países que são inimigos desde a Guerra da Coreia entre 1950 e 1953.
Trump expressou otimismo em uma reunião com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, no almoço. “Temos um encontro muito interessante em particular amanhã, e eu só penso que irá funcionar muito bem”, disse Trump.
Ele também disse a Lee: “Nós apreciamos sua hospitalidade e profissionalismo e amizade… Você é meu amigo”.

Reunião prévia

As autoridades dos dois países se encontraram por duas horas nesta segunda-feira para reduzir diferenças sobre como finalizar o impasse nuclear na península coreana.
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse em nota que a reunião foi “substancial e detalhada”. Mais tarde, em entrevista coletiva, Pompeo ressaltou que as conversas “avançam rapidamente”.
A Casa Branca informou que os dois líderes se reunirão a sós durante um tempo – ainda indeterminado – ao começo da sua cúpula desta terça-feira em Singapura. Também está previsto que ele deixará a cidade-estado na terça-feira à noite.

Aniversário adiantado

Lagosta e sorvete estavam no menu do almoço, que também teve um bolo de aniversário antecipado para Trump, que faz 72 anos de idade na quinta-feira (14).
Kim continuou acomodado no hotel St. Regis, altamente protegido por seus guardas. Também não houve sinal de sua irmã, Kim Yo Jong, que o acompanhou até Singapura.

Donald Trump ganhou um bolo em comemoração antecipada pelo seu aniversário durante encontro com premiê de Singapura, Lee Hsien Loong, nesta segunda-feira (11)

Algumas pessoas reclamavam na rica cidade-Estado por conta dos congestionamentos causados pela reunião, além do custo de receber dois líderes com gigantescas necessidades de segurança.
Lee já disse que a conferência custaria à cidade-estado asiática cerca de 20 milhões de dólares de Singapura (15 milhões de dólares dos EUA), sendo mais da metade do valor em segurança.

Reunião histórica entre Kim e Trump
“Obrigado ao primeiro-ministro Lee por gastar 20 milhões de dólares em dinheiro dos contribuintes que poderia… ajudar várias famílias necessitadas em Singapura a sobreviver”, publicou um usuário do Facebook. Outros reclamaram dos congestionamentos na região central de Singapura.

Lee afirmou que o custo valeria a pena. “É a nossa contribuição para um esforço internacional que está dentro de nossos interesses profundos”, disse a jornalistas no domingo.

Trump e Kim estão ficando em hotéis separados na famosa área de Orchard Road em Singapura, repleta de arranha-céus de apartamentos de luxo, prédios corporativos, e shoppings iluminados. O trânsito foi bloqueado ao meio dia de um dia quente e úmido e dezenas de passantes foram multados pela polícia enquanto Trump se encontrava com Lee.
Cenas semelhantes foram vista no domingo quando Kim e Trump chegaram à cidade e quando Kim foi se encontrar com Lee. As entradas para os seus hotéis é extremamente restrita.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS