Tempo - Tutiempo.net

Ttsunami atinge ilha indonésia de Sulawesi

Casa ficou danificada após um tremor em Donggala, no centro de Sulawesi, na Indonésia, nesta sexta-feira (28). Após o abalo que danificou a residência, um tremor de magnitude 7,5 voltou a atingir a região — Foto: Agência de Gestão de Desastres via AP

Uma série de terremotos sacudiu a ilha indonésia de Sulawesi nesta sexta-feira (28) e levou à formação de um tsunami que, segundo uma autoridade, varreu casas em pelo menos duas cidades.

A Indonésia havia declarado um alerta de tsunami após o mais forte dos terremotos, que registrou magnitude 7,5, mas o suspendeu cerca de meia hora depois. O abalo foi seguido por vários tremores, incluindo um de magnitude 6,7.

O porta-voz da agência indonésia para desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse em uma entrevista na TV que o tsunami atingiu Palu, que é capital da província de Sulawesi, e uma cidade menor, Donggala.

Ele disse que casas foram varridas e famílias foram dadas como desaparecidas. As comunicações na área estão interrompidas, diz a agência Associated Press.

“O corte nas telecomunicações e a escuridão estão dificultando os esforços para obter informações”, disse o porta-voz. “Toda capacidade nacional será usada e, amanhã de manhã, vamos mandar aviões Hércules e helicópteros para prestar assistência nas áreas afetadas pelo tsunami.”

A TV indonésia mostrou um vídeo de celular em que uma onda poderosa atinge Palu, com pessoas gritando e correndo com medo.

O aeroporto de Palu suspendeu as operações por 24 horas devido a danos causados ​​pelo terremoto, segundo a AirNav, que supervisiona o tráfego aéreo na Indonésia.

Mais cedo, informações preliminares indicavam que hvia uma morte e 10 feridos, além de dezenas de casas danificadas. Não há no momento, no entanto, um balanço oficial de vítimas.

Tragédia em Lombok

Uma série de terremotos em julho e agosto matou quase 500 pessoas na ilha turística de Lombok, a centenas de quilômetros a sudoeste de Sulawesi. Milhares de habitantes ficaram desalojados.

Anel de Fogo do Pacífico

A Indonésia está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. Cerca de 7 mil tremores atingem essa área por ano, em sua maioria de magnitude moderada.

A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Em 2004, um tremor de magnitude 9,1, perto da costa noroeste da ilha de Sumatra, gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS