Tempo - Tutiempo.net

Vietnã afirma que avião que tinha 239 passageiros caiu no mar

Às 19h20 locais (8h20 de Brasília), a companhia aérea informou que equipes de resgate da Malásia, Cingapura e Vietnã fazem buscas com navios na região onde o avião teria desaparecido. Por enquanto, nada foi encontrado. Buscas aéreas serão retomadas na manhã de domingo (início da noite de sábado no horário de Brasília).     

A aeronave tinha 239 pessoas a bordo (227 passageiros, com 2 crianças, e 12 tripulantes). Todos os tripulantes eram da Malásia. Os passageiros têm 14 nacionalidades: 153 da China ou de Taiwan (incluindo uma criança), 38 da Malásia, sete da Indonésia, seis da Austrália, cinco da Índia, quatro da França, três dos Estados Unidos (incluindo uma criança), dois da Nova Zelândia, dois da Ucrânia, dois do Canadá, um da Rússia, um da Itália, um da Holanda e um da Áustria.

O Boeing 777-200 no voo MH370 saiu de Kuala Lampur às 13h40 no horário de Brasília e deveria chegar às 19h30 (de Brasília) em Pequim. O avião teria perdido contato duas horas após decolar, segundo a empresa.

Buscas

O presidente da China, Xi Jinping, ordenou neste sábado que se iniciem “todos os esforços necessários” nas medidas de emergência relacionadas com o avião da Malaysia Airlines. Segundo a agência oficial chinesa “Xinhua”, Xi pediu ao Ministério das Relações Exteriores e às embaixadas e consulados de seu país no exterior que intensifiquem os contatos com os departamentos pertinentes dos países afetados e se mantenham alertas sobre os trabalhos de busca e resgate do avião.

Oito navios da Administração de Segurança Marítima de Hainan e do Departamento de Resgate de Nanhai, no sul da China, se encontram em estado de alerta e à espera de ordens, informou o ministro. Além disso, uma pequena frota aérea está preparada para decolar rumo às áreas de busca a qualquer momento. A China expressou sua “grave preocupação” pelo desaparecimento do voo. A maior parte das pessoas a bordo era de nacionalidade chinesa.

 

Fonte: Redação com informações do G1/ Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS