Tempo - Tutiempo.net

Depoutado Fernando Cury é expulso do Cidadania por importunação sexual

Fernando Cury apalpa seio de deputada Isa Penna durante sessão na Alesp

Em dezembro de 2020, o deputado estadual Fernando Cury apalpou seio da deputada Isa Penna (Psol) durante sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Na terça-feira (23), o diretório estadual do Cidadania oficializou a decisão do -partido  que com  27 votos favoráveis e 3 contra, a expulsão do parlamentar do partido.

A decisão foi tomada por recomendação do Conselho de Ética da sigla devido ao caso de importunação sexual, mas o parlamentar tem até cinco dias, a contar da data de notificação da decisão, divulgada ocicialmente na terça-feira (23), para recorrer ao Diretório Nacional do partido.

O deputado estadual Fernando Cury, flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa apalpando em plenário a colega Isa Penna, do PSOL”, afirmou o partido por meio de uma nota.

Também em nota, Cury afirmou que o “processo está, mais uma vez, atropelando o devido processo legal para criar um fato político”, é “antidemocrático” e que não há “o intuito de se fazer justiça pois, caso fosse essa a intenção, aguardariam o término dos prazos dos recursos na ação judicial para dar andamento a este processo”.

Já Isa Pena celebrou a decisão. Através do Twitter, a parlamentar afirmou que a decisão da executiva paulista do partido é uma vitória feminista.

“Que ele entenda que ele não responde mais a mim e sim à sociedade, a todas as mulheres brasileiras e à Justiça!”, escreveu.

“A democracia ganhou uma vitória feminista! A decisão de hoje do Cidadania em expulsar Fernando Cury não respondeu a mim e muito menos a ele. O partido respondeu à todas mulheres que se sentiram assediadas junto comigo há quase um ano. Que hoje fique registrado na história da luta feminista a palavra RESISTÊNCIA!”, finalizou.

RCL

OUTRAS NOTÍCIAS