Pré-candidato
a prefeito de Feira de Santana pelo PT, pela primeira vez, em 6 anos de mandato, o deputado federal Zé Neto figura entre os 100 melhores e mais influentes parlamentares do Congresso Nacional.
A lista foi feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que avalia, desde 1994, a capacidade dos parlamentares conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações na Câmara e Senado Federal.
Além do feirense, a Bahia aparece no estudo “Cabeças do Congresso Nacional 2024” com outros 6 parlamentares, entre eles o senador Jaques Wagner (PT). Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional em 2024, o estudo aponta que 69 são deputados e 31 senadores.
Na capital federal Zé Neto é visto como um parlamentar experiente, qualificado na condução e mediação dos debates, além de possuir articulação política e trânsito junto aos ministros do presidente Lula (PT).
Em seu segundo mandato de deputado federal, o petista feirense foi vice-líder do PT na Câmara Federal por quatro anos, presidiu a sessão especial pelos 190 anos de emancipação política de Feira de Santana no plenário da Casa Legislativa, conduziu importantes discussões nas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças; de Saúde e de Indústria, Comércio e Serviços, além das comissões especiais da Reforma Tributária; do Marco do Saneamento Básico e do Fundo de Participação dos Municípios.
Em 2024, o deputado feirense apresentou na Câmara Federal 31 projetos, participou de 86 votações no plenário e realizou 23 pronunciamentos.
Na Câmara dos Deputados ele também preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários e de Endemias, a Frente Parlamentar em Defesa do Despachante do Brasil e a Frente Parlamentar em Defesa dos Cartórios do Brasil; e está vice-presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e membro da Frente Parlamentar dos Produtores de Leite; bem como 1º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico; membro das Comissões de Desenvolvimento Econômico, de Finanças e Tributação, Viação e Transportes e de Saúde; e um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios.
Com informações das Câmara