Tempo - Tutiempo.net

Deputado José de Arimateia realizou Audiência Pública sobre Feridas Crônicas

Proposta pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB) também vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, a Audiência Pública sobre Feridas Crônicas e Complexidades, o evento foi realizado no Auditório Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa.

 

A cerimônia teve como objetivo o debate e a construção de Políticas Públicas de Atenção ao Portador da Ferida Complexa. Atualmente, a doença atinge cerca de cinco milhões de pessoas no país e 350 mil na Bahia.

 

O deputado Arimateia ressaltou a importância da discussão para a comunidade baiana, porque todos devem ter conhecimento sobre o tema. Disse ainda que uma pequena lesão na pele pode resultar em uma ferida crônica levando o individuo a internações por longos períodos e podendo até provocar a morte.

“A Audiência foi exitosa, provocando as possibilidades reais de redução de leitos hospitalares no estado da Bahia”.

 

O deputado José de Arimateia enfatizou a necessidade da implantação de políticas públicas que amenizem o sofrimento diário desse tipo de paciente.

 

Dados estatísticos apontam, através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que feridas crônicas já é a 14ª maior causa de afastamento do trabalho no Brasil, com mais de 200 mil trabalhadores afastados de maneira temporária ou permanentemente.

 

Com a intenção de alertar a população baiana o cirurgião Vascular e responsável pelo Ambulatório de Pé Diabético do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (CEDEBA), Cícero Fideles, informou que a cada 30 segundos uma pessoa perde a perna no mundo por conta de uma simples ferida.

Participaram do encontro, representantes da Sociedade Civil, entidades representativas dos portadores de feridas crônicas, profissionais da área, gestores do Ministério e da Secretaria Estadual da Saúde, dentre outras autoridades.

Fonte: Assessoria/Edição cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS