Tempo - Tutiempo.net

DEPUTADO JOSÉ DE ARIMATEIA RESSALTA O NOVEMBRO AZUL

O deputado estadual, José de Arimateia (PRB), que também e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, destacou em Sessão Plenária o “Novembro Azul”.

 

O movimento tem como objetivo alertar a população masculina sobre a saúde do homem, atuando prioristicamente na atenção ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é a segunda causa mais comum de morte por câncer entre os homens.

 

O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, essa é a enfermidade que já atinge 68 mil e 800 homens em todo o país. Um caso a cada sete minutos.

 

Em pronunciamento, o deputado Arimateia falou que “a saúde do homem precisa de cuidados cruciais”. Abordou também a necessidade extrema de mobilizar a sociedade para políticas públicas voltadas ao segmento.

 

“Estamos na década da prevenção, e realmente torço para que os homens da Bahia e do Brasil venham realizar o exame na perspectiva de combater o câncer de próstata.”

 

“A doença, quando diagnosticada cedo, tem cura. Como parlamentar, também vou estar atento às políticas voltadas a saúde masculina”, disse o deputado.

 

Só no nordeste são 12 mil 930 homens com câncer de próstata. No Hospital Aristides Maltez, referência em câncer no Estado da Bahia, foi diagnosticado no primeiro semestre desse ano, 739 novos casos, um acréscimo de 24,8% comparado ao mesmo período do ano passado (2013), que registrou apenas 592 diagnósticos positivos.

 

Segundo o deputado, todos esses casos retratam a importância de nós homens deixarmos o preconceito de lado. Trata-se de um lembrete, que vale a vida.   

Fonte: cljornal com informações da assessoria

OUTRAS NOTÍCIAS