Tempo - Tutiempo.net

Isaias Diogo mostra preocupação com a abordagem e ‘perseguição aos ligeirinhos’

Fiscalização de ligeirinhos

O vereador Isaias de Diogo em pronunciamento na Câmara Municipal, mostrou sua preocupação em relação aos riscos de acidentes que podem acontecer quando da “perseguição”de ligeirinhos por parte da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) aos veículos que atuam como transporte clandestino.

O edil apresentou sugestão a seguinte sugestão: “A Secretaria de Trânsito, que faz fiscalização, que pegue os carros parados ou arranje outra maneira para perseguir o pessoal, não fazendo dessa forma que vocês estão fazendo”.

Em aparte, o vereador David Neto (DEM) comentou o assunto.

“Parabenizo sua preocupação, mas vou falar uma coisa: o que depende aqui é de nós mesmos. A lei que está sendo cumprida foi feita nesta Casa. Deveria notificar o cidadão, tem um sistema de identificação, então olhava se não é um carro ‘pokémon’, em débito financeiro ou com procedências ilícitas. Na segunda notificação, se for flagrado, apreende o carro. Já vi essa situação de perseguição em vários locais da cidade. Vi uma perseguição no final da avenida João Durval horrorosa, ia dar atropelo e tudo. Todo mundo sabe onde são os pontos, só é chegar nos pontos, colocar gente disfarçada e pegá-los nos pontos”.

Também em aparte, o vereador Pablo Roberto (PHS) disse que esse comportamento não é uma determinação da SMTT.

“Se aconteceu uma perseguição não é uma orientação da Secretaria. Estive conversando com o secretário. Existe uma determinação que não é para ocorrer perseguição, mas concordo com o vereador David que devemos tomar providências. Não consigo entender como um cidadão paga R$ 2 mil de multa e o carro fica apreendido 15 dias, para pagar pátio”.

David ainda reforçou denúncia feita por ele no plenário da Casa: “Estive na Procuradora do Município, solicitando informações a cerca da denúncia do vereador Alberto Nery sobre pagamento do guincho, de forma ilegal. Parou em local, paga multa, paga o pátio, precisamos adotar medidas. Nós aprovamos a lei que hoje a Secretaria adota. O que e mais grave é essa situação, não pode ter o veículo apreendido e ainda fica 20, 30 dias com o carro apreendido”.

O líder do governo, vereador José Carneiro (PSDB), também participou do debate dizendo:

“Concordo com o vereador Pablo Roberto, mas não podemos responsabilizar a Secretaria, pois está agindo de acordo com lei aprovada nesta Casa. Existe lei municipal que determina que, além de cobrar R$ 2 mil de multa, o veículo ficar apreendido por ‘x’ dias. Se quer mudança, tem que mudar a lei, não é de forma arbitrária que o secretário está fazendo”.

Isaías de Diogo, após os apartes, foi incisivo:

“Só no microfone, não. Vamos ter atitude. Tem minha assinatura e tem meu voto, mas a gente ficar aqui só no discurso dizendo que precisa multar. As pessoas não querem isso, querem uma resposta e uma solução desta Casa”.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS