Tempo - Tutiempo.net

Procuradoria pode divulgar lista de envolvidos na Operação Lava Jato

É grande a expectativa de jornalistas, políticos, empresários e assessores diversos em torno da Procuradoria-Geral da República, diante da possibilidade de ser divulgada hoje (19) a lista com denúncia dos políticos envolvidos na Operação Lava Jato.

Assessores mais próximos do procurador-geral, Rodrigo Janot, dão como certo que a agenda dele desta quinta-feira, reservada para despachos internos sem mais detalhes, tem o objetivo de discutir com técnicos que atuam neste trabalho os últimos detalhes da listagem, que pode ser liberada a qualquer momento até domingo.

Por outro lado, membros do Ministério Público que tiveram contato com Janot acreditam que ele deve demorar mais um pouco para apresentar a denúncia, em razão das especulações feitas nos últimos dias da investigação que está sendo realizada nas contas externas do HSBC, pela Suíça, nas contas em que há suspeita de lavagem de dinheiro – e que podem envolver até 8 mil brasileiros (muitos deles, ligados à operação Lava Jato).

Segundo um procurador ligado a Janot, faz parte do estilo do procurador-geral aguardar mais uns dias para que as notícias sobre o caso na Suíça, que têm tido bastante repercussão nos últimos dias, não sejam apresentadas junto aos nomes dos indiciados pela operação da Polícia Federal.

A demora começa a ser motivo de pressão para que o procurador-geral não protele mais essa divulgação, principalmente por parte de servidores do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministros do STF.

Eles avaliam que atrasar ainda mais a apresentação da denúncia com estes nomes será prejudicial para o país como um todo. A RBA está acompanhando o movimento na PGR e no STF. Mais informações serão divulgadas em breve.

Fonte: Hylda Cavalcanti

OUTRAS NOTÍCIAS