Tempo - Tutiempo.net

Superendividamento do idoso é tema de Audiência Pública na Comissão de Defesa do Consumidor

Deputado Arimateia em AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na quarta-feira, 15 de junho, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. o deputado estadual José de Arimateia (PRB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) discutiu o Superendividamento do Consumidor Idoso, Aposentado e Pensionista da Assembleia Legislativa da Bahia (A.

a discussão teve o intuito de alertar esta parcela da população contra os abusos praticados por instituições financeiras e orientar sobre relações de consumo saudáveis, através de palestras com especialistas.

Satisfeito com o resultado, o deputado José de Arimateia ressaltou a importância da audiência pública e do trabalho realizado pelo Juizado Cível de Apoio ao Superendividado.

Arimateia confirma que os dados apresentados são preocupantes.

“ Confirmou ainda que se o endividamento já é ruim para todos, é muito mais danoso para os idosos, porque são bem mais vulneráveis aos apelos de instituições financeiras e até mesmo da própria família”.

De acordo com a Juíza Titular do Sistema dos Juizados Especiais, Fabiana Pellegrino, o idoso é considerado um consumidor hipervulnerável, devido a fragilidades físicas ou psicológicas impostas pela idade avançada, como na saúde e na capacidade de compreensão.

Ela chama a atenção para agravos ainda maiores, como analfabetismo ou analfabetismo funcional. “Se para a maioria das pessoas já é difícil compreender os contratos, o caso do idoso numa dessas condições necessita de uma proteção ainda maior, não só por parte dos poderes públicos, mas também da família”, acrescentou.

Enquanto isso, o professor de Psicologia Adailton Souza, falando das dificuldades, afirmou que é possível “educar a emoção para resistir aos estímulos usados pela publicidade para seduzir o consumidor, através da construção de novos padrões comportamentais”.

Já o professor de Finanças Antônio Carvalho dá orientações sobre como adquirir um autocontrole financeiro.

“Primeiro, ter consciência de quanto se ganha, depois estabelecer uma escala de prioridades para o uso dessa renda.

Por último, adotar ferramentas de controle para que os gastos não ultrapassem os ganhos. E lembrar sempre que o limite de compra deve ser o da renda, nunca o do crédito que é oferecido”, ensinou.

Além dos professores, que realizam oficinas educativas no Juizado Cível de Apoio ao Superendividado, estiveram presentes na Audiência Pública os Supervisores da instituição, Rafael Souto e Clóvis Andrade, o Presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev / Casa do Aposentado), Marcos Barroso, e o Defensor Público Gil Braga.

Em síntese, a audiência pública foi proveitosa, trouxe maiores informações, orientações e fontes de consultas para controle e  precaução para o endividamento.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS