Tempo - Tutiempo.net

TARGINO APRESETA PROJETO OBRIGANDO SUPERMERCADOS TER EMPACOTADOR

A maioria dos grandes supermercados o cliente tem que colocar as compras nos sacos.

O deputado estadual Targino Machado apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia que promete melhorar muito a vida dos consumidores nos supermercados e hipermercados do estado.

A ideia da PL é obrigar esses estabelecimentos comerciais a dispor aos clientes um empacotador em cada caixa dos locais.

O objetivo deste projeto é, também, dinamizar os serviços prestados e facilitar a vida do consumidor, que sofre, muitas vezes, com longas filas nestes locais.

Além disso, o PL, caso seja aprovada, aumentará o número de empregos, possibilitando assim a inclusão de jovens, idosos e portadores de deficiências nestes postos de trabalhos.

Outro fato a ser destacado é o acúmulo de funções dos funcionários destes estabelecimentos, que se desdobram para acelerar o atendimento aos clientes, gerando problemas de saúde como: lesões na coluna e dores musculares pelo esforço acima da média durante o dia de trabalho.

“O caixa não pode assumir uma dupla função nestes estabelecimentos e os clientes não devem empacotar as mercadorias, porque não têm obrigação para fazê-lo. Além disso, existem consumidores idosos, com dificuldades de locomoção, que necessitam do serviço. São inúmeras queixas dos consumidores contra a ausência dos empacotadores e dos empregados contra o acúmulo indevido de funções. Os supermercados e hipermercados estão sobrecarregando os funcionários que exercem a função de caixa, sendo os mesmos obrigados a embalarem as mercadorias dos clientes”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Assessoria

OUTRAS NOTÍCIAS