Tempo - Tutiempo.net

Como o sol que nasce todas as manhãs, a pandemia veio para todos/Por Alberto Peixoto

PANDEMIA VEIO PARA TODOS

O sol nasce para todos, mas é importante correr atrás dos seus objetivos porque a vida não é fácil. A pandemia também tem estas características, só que não é preciso tanto esforço para adquiri-la. Ela também veio para todos, basta não observar as orientações dos cientistas e pessoas da área de saúde, para ser acometido.

A Covid-19 escancarou as diferenças no Brasil, sua falta de estrutura em todos os segmentos, principalmente na política e, como já era explicito, a grande falta de formação do povo brasileiro.

A pandemia ressalta a disputa ideológica entre partidos e religiões, sobressaindo desta luta o nível de incertezas em que vivemos e a desorganização social do país, que requer mudanças estruturais urgentes; é fundamental que as pessoas desenvolvam características socioemocionais. mais apuradas; que saiam de um passado remoto e passem a ter uma intelectualidade mais atual, mais empática.

A pandemia revelou a diferença dos privilégios entre as classes dominantes – classe social que controla o processo económico e político – e as mais humildes. A divisão extrema entre ricos e pobres. Mostrou a distância entre as vantagens das classes elitizadas e as classes mais modestas. Enquanto uns estão protegidos, bem alimentados, com saúde de alto nível, outros não tem o que comer, onde morar, saúde precária e sem direito a educação de qualidade.

O Brasil de hoje se caracteriza como o País das incertezas, sem um plano de governo confiável, principalmente nos segmentos saúde, cultura e arte; sem nenhuma perspectiva de que volte ao normal a médio prazo. É muito difícil se fazer uma análise sobre o futuro do Brasil mas, sem ser pessimista, é um futuro indecifrável e obscuro.

Felizmente o sol vai continuar nascendo para todos, já a pandemia vai depender das atitudes escolhidas pela sociedade e, pelo menos no Brasil, vai ser necessário que surja alguém responsável para conduzir esta Nação.

Alberto Peixoto, Escritor

OUTRAS NOTÍCIAS