Tempo - Tutiempo.net

Docente da UNEB lança sexta temporada de programa de leitura de crônicas

A docente da Uneb, Nadia Virginia Barbosa Carneiro

A docente da Uneb, Nadia Virginia Barbosa Carneiro, lançará nesta quinta-feira (21), às 16h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), em Salvador, a sexta temporada do Programa “NadiaViCronicamente”.

Produção realizada pela TV Uneb, esta edição do programa versará sobre o tema “Construindo Pontes”, trazendo a novidade de leituras das crônicas publicadas no blog Escritor Brasileiro, gravadas nos espaços do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), localizado em Salvador.

Nascido em 2021, no período da pandemia de Covid-19 e em pleno isolamento social, o projeto visa promover o interesse pela leitura e pelo livro como porta de acesso ao imaginário cotidiano e ao encontro da sensibilidade do leitor/ouvinte.

O programa traz mais de 50 crônicas inéditas “lidas”, somadas as cinco temporadas, além da publicação de um livro que reúne as quatro primeiras temporadas, fazendo um caminho “inverso” (da oralidade para a escrita impressa).

O “NadiaViCronicaMente”, no qual Nadia Virginia lê uma crônica de sua autoria para o público. Comunicando-se com os leitores e leitoras, que podem ver e ouvir a própria autora dando vida a suas narrativas, com um episódio novo toda semana, no canal da TV UNEB no YouTube, e, nos dias subsequentes, no Canal da Cidadania TV Kirimuré e no canal e nas redes sociais da autora.

“Na nossa era tecnológica e digital, a leitura acontece muito mais nas telas e plataformas de Internet.

O NadiaViCronicaMente é um programa no qual faço a leitura, em voz alta, de crônicas que eu mesma escrevi. Sem efeitos especiais, sem maquiagem, olhando direto para a câmera como se estivesse diante de uma pessoa amiga muito íntima e querida, permitindo acordar a escuta e o interesse pelo livro e pela leitura por meio de um gênero tão ligado a oralidade e as coisas mais simples da vida”, conta Nadia.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Nadia Virginia é baiana de Salvador, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1996).

Atualmente docente do curso de Relações Públicas da Uneb, no Campus de Salvador, professora Nadia reúne em seu currículo atuação como professora na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), coordenação da TV Olhos d’água da Uefs, professora colaboradora na TV Uneb, escritora e cronista. Também integra os coletivos de escritores “Soteroprosa” e Coletivo Escreviventes”.

Poetiza desde à adolescência, Nadia Vírgínia publicou seu primeiro livro “Seleção de uma poética vital”, aos 27 anos de idade. Ela engloba em seu portifólio as obras “A urbe a gente e outros poemas urgentes” (2014), “Chovendo poemas” (2015) e “Pré-poemas, pós-poemas e outros escritos pelo meio” (2019), “Meus caros poemas baratos” (2016), “Poemas fotografados” (2022). Como cronista, a pesquisadora tem as publicações lançadas “Trinta dias com Ela” (2018) e “Crônicas não mentem” (2020).

Serviço

O que ê: Lançamento da 6ª temporada do programa “NadiaViCronicamente”

Quando: nesta quinta-feira (21), às 16h

Onde: Museu de Arte Contemporânea (MAC), bairro da Graça, em Salvador

Fonte: Uneb

OUTRAS NOTÍCIAS