Tempo - Tutiempo.net

Nobel de Literatura de 2019 pode ser adiado novamente

Kazuo Ishiguro, laureate in literature, receives his Nobel Prize from King Carl Gustaf of Sweden during the Nobel Award Ceremony at the Concert House in Stockholm, Sweden December 10, 2017. TT News Agency/Jonas Ekstromer via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. SWEDEN OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SWEDEN

O Prêmio Nobel de Literatura, cuja edição deste ano já havia sido cancelada, após uma série de denúncias de assédio sexual e suspeitas de corrupção, agora pode não ser concedido nem em 2019.

 A crise na Academia Sueca é resultado de uma série de denúncias de assédio contra o marido de uma acadêmica, supostamente acobertado pela instituição que concede o prêmio.
Como resultado, diversos membros deixaram a academia – e acabou se decidindo que, no ano que vem, seriam concedidos os troféus de 2018 e 2019.
Agora, Lars Heikensten, presidente da Fundação Nobel, que administra os fundos para todas as categorias do prêmio, disse à rádio sueca Sveriges que a entrega da honraria no ano que vem não está garantida.
“O Nobel vai ser concedido quando a Academia Sueca recuperar a confiança do público, o que quer dizer que 2019 não é um prazo”, afirmou.
Heikensten também sugeriu que todos os dez membros restantes na Academia deveriam renunciar: “Acho que todos eles precisam pensar se são bons para a Academia Sueca e para o Nobel e se serão bons para a academia no futuro. Ou se não é melhor cair fora”.
Heikensten afirmou, contudo, que se os acadêmicos não conseguirem resolver seus problemas, a fundação pode apontar outra instituição para ser responsável pelo prêmio daqui em diante. “Há muitas instituições dispostas”, disse.
Folha de Londrina

OUTRAS NOTÍCIAS