Tempo - Tutiempo.net

Nordeste marca presença forte na XVIII Bienal do Livro do Rio

Imagem de divulgação

A Editora IMEPH, de Fortaleza-CE, está expondo suas obras com stand da XVIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A Editora IMEPH apresenta livros, em sua maioria de autores nordestinos, mas também trabalha com autores de Brasília, de São Paulo e do Rio de Janeiro, apresentando os mais diversificados gêneros textuais, como Romance, Contos, Crônicas, Fábulas, Dramaturgia, História em Quadrinhos, Biografias e outros, com destaque para a poesia, e, mais especificamente, a Literatura de Cordel, trabalhando coleções de folhetos tradicionais e “cordelivros”, que já representam uma presença marcante no mundo editorial nordestino com ramificações nas editoras do Sudeste, que são os livros com textos cordelianos.

A Editora IMEPH traz um diferencial, que é o foco, para além do livro em si, no trabalho com projetos editoriais voltados para finalidades didático-pedagógicas.O projeto carro chefe da Editora IMEPH é o “Projeto Nas Ondas da leitura”, já devidamente testado e aprovado em milhares de escolas de dezenas de municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

O projeto consiste na aquisição por parte das Secretarias de Educação de Kits de leitura, com até oito livros por aluno, que recontam os conteúdos lidos em formas de novos gêneros textuais, teatro, música, desenho e pintura. Livros estes que se tornam embriões de bibliotecas domiciliares em casas que, em sua maioria, nunca possuíram livros literários.

A editora estabelece uma parceria com a Secretaria de Educação, em que são dadas formações aos professores e no final do ano é publicado o Livro do Aluno leitor/escritor com os melhores trabalhos em textos e ilustrações.Trabalha também projetos de Educação Infantil, Alfabetização na Idade Certa, Educação de Jovens e Adultos, Cultura e História Afro-indígena Brasileira e Bibliotecas Móveis.

No stand da Editora IMEPH na 18ª. Bienal do Rio de Janeiro, encontram-se livros sobre Luiz Gonzaga, Lampião, Antonio Conselheiro, Juazeiro do Padre Cícero, Patativa do Assaré e diversos outros temas nordestinos e nacionais.

Jornal do Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS