Tempo - Tutiempo.net

O Nacionalismo na Maçonaria

A Maçonaria escocesa considera a idéia de Pátria, um vínculo sacratíssimo e exige de seus membros que sejam bons e leais cidadãos, pois ninguém pode aspirar um ideal de solidariedade universal, antes de haver assegurado a integridade de sua própria Pátria.

Essa deliberação foi aprovada pelo 5º Congresso da Confederação dos Supremos Conselhos, que se reuniram em Bruxelas, no mês de junho de 1935.

Ficando definido em definitivo que o primeiro dever do verdadeiro Maçon é a fidelidade a sua Pátria.

Alguns inimigos ferrenhos da Maçonaria, tenazes, mas inofensivos, tentam passar uma imagem e um caráter de desnacionalizador à Maçonaria. O que é uma verdadeira calúnia.

Sem sombra de qualquer dúvida a Maçonaria é uma organização de caráter universal, todos os Maçons se consideram irmãos em todo o mundo e por conseqüência, integrantes de uma só família.

Essa família universal vive sob o princípio de Fraternidade. A Maçonaria luta intransigentemente para que a Humanidade venha a se constituir numa Família, transformando os seus membros em praticantes da fraternidade e defensores da verdade.

Possuir caráter universal aniquilamento de patriotismo ou renúncia à defesa dos menos favorecidos. Os anseios pela eliminação das injustiças é uma constante no dia a dia do Maçon.

O fato de vários irmãos estimarem-se fraternalmente e morarem em casas diferentes, não importa em dizer que cada um se desinteresse pelo desenvolvimento do seu lar e pelo progresso material, moral e intelectual de sua pátria e do seu povo.

A Maçonaria em cada país é nacionalista. Ela se empenha em contribuir de todos os meios ao seu alcance, para criar condições favoráveis à evolução do país.

Tanto é verdade que ela enaltece os heróis nacionais, sobretudo aqueles que lutaram pela emancipação da Pátria.

É de relevante importância para a convicção do espírito nacionalista da Maçonaria, se observar que o Pavilhão Nacional sempre é saudado de modo especial nas reuniões das Lojas, conforme o Rito Maçônico de cada uma.

Existem vários outros argumentos, inquestionáveis, provando o caráter nacionalista da Maçonaria. Uma delas é que não é permitido usar outra língua em suas reuniões, a não ser a língua pátria.  

Fonte: Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS